Teatro

TEATRO  ESPÍRITA…TAMBÉM  ON-LINE

Por Silvio Tadeu

Divulgação

Sim,  já tive essa grande experiência, de dirigir um espetáculo espírita.  Foram dois ou três, se não  me engano, com meu amado Grupo Despertar, um coletivo teatral ligado a uma casa espírita,  também muito amada  “ Casa Dr. Ailton Nogueira “ .  

Confesso,  em termos profissionais foi uma grande surpresa.  Já com muitos anos á frente de produção teatral, me surpreendi com a maior preocupação dos adeptos da filosofia espírita, e que,  naquele momento também exerciam o papel de artistas de palco.

A preocupação não era com a qualidade do figurino,  a importância da personagem que cada um assumia,  ou qual seria o local de apresentação.

A preocupação era : será que a mensagem do espetáculo será  compreendida ?

Tanta generosidade me surpreendeu e pude conhecer melhor a filosofia de Allan Kardec , o principal codificador  desta , que na minha opinião já  ultrapassou os limites de uma religião.

Seus dogmas, conselhos e visão do mundo e do pós-mundo, já se tornaram acessível a todos, pois  é indiscutível seu sucesso não só dentro das casas espíritas, mas na literatura, no cinema e no teatro.

Não é difícil encontrar alguém, mesmo  professando uma outra religião,  que não tenha lido ao menos uma obra de Chico Xavier,  Zíbia Gasparetto ou  Divaldo Pereira Franco.  Se não leu , não pode ter ficado indiferente ao grande sucesso de bilheteria que foi  o filme “ Nosso Lar “ , com  um milhão de espectadores em uma semana de estréia.

E antes que pensem que estou “puxando a sardinha para a minha lata “ , afirmo, não sou espírita, mas sou adepto a qualquer filosofia que me toque e contribua para o meu crescimento , como o espiritismo, o hinduísmo e o budismo . Afinal, religião é antes de tudo, uma opção livre e pessoal de cada um.

Quanto ao teatro,  o espiritismo também afirma a sua força e popularidade, já tivemos um mesmo  texto , “ Paulo e Estevão “ em cartaz de forma simultânea por duas produções em um mesmo período .

Em tempos de pandemia o teatro espírita volta e com força, obedecendo as regras de distanciamento social e  “on line” .

O Canal Teatro Espírita Oficial, presente no YouTube,  é uma iniciativa da AMO Entretenimento, uma empresa focada em criação de conteúdos Teatrais e Educacionais, idealizada por Alan Moraes .

Para se inscrever no canal, basta acessar o link : https://www.youtube.com/channel/UCvBzZt6XRPlVaPvcsCT19bg

Nele  vamos encontrar  estréias e  outras produções,  recheadas com a filosofia espírita, com muita criatividade e talento dos envolvidos .

Divulgação

São elas :

CONTOS ESPÍRITAS – Diversos artistas são convidados para interpretar os mais lindos contos espíritas, de diversos médiuns, que trazem uma grande reflexão e nos transporta para o autoconhecimento.

AS CARTAS DO APÓSTOLO PAULO DE TARSO – O Ator Nanndo Cunha foi convidado a interpretar o apóstolo Paulo de Tarso no resgate das mensagens das Epístolas. Foram divididas em 5 temporadas (5 epístolas). A primeira temporada encerra neste mês. Núcleo do projeto:  Nanndo Cunha, Debora Demétrio, Fernando Galldino

MENSAGENS DE AMOR – POESIAS DE AUTA DE SOUZA – Neste projeto trazemos a obra da Poetisa Auta de Souza sob a interpretação de diversos artistas convidados. Cada um traz sua sensibilidade aos poemas e poesias declamados em vídeo.

ESTRÉIAS EM AGOSTO :

EMMANUEL – MENSAGENS DE ESPERANÇA – O conteúdo deste projeto foi extraído do livro, O LIVRO DA ESPERANÇA psicografado por Chico Xavier. O ator Tainan Pongeluppe interpreta Emmanuel que de forma direta e muito carinhosa leva ao público mensagens de reflexão e esperança.
Nucleo do projeto: Tainan Pongeluppe , Debora Demétrio,  Germania Heibe

ESTRÉIAS EM SETEMBRO :

ANDRÉ LUIZ – SINAL VERDE – O Ator Rycardo Moreno foi convidado à interpretar André Luiz trazendo mesangens do livro Sinal Verde, um perfeito manual de bom convívio e grande reflexão social. Núcleo do Projeto: Rycardo Moreno, Debora Demétrio, Patrícia Briz

MEMÓRIAS DE UM SUICIDA – Baseado na obra de Yvonne A. Pereira . Pelo Espírito Camilo Cândido Botelho. Este espetáculo INÉDITO onde Camilo Cândido Botelho, pseudônimo de autor Camilo Castelo Branco, descreve à médium Yvonne A. Pereira sua dolorosa experiência pós-morte pelo suicídio.

O AMOR DE VAN GOGH – Texto e interpretação: Alan Moraes.Após seu suicídio, Van Gogh passa a compreender seus desafios e lutas durante sua vida na terra.

ESTRÉIAS EM  OUTUBRO :  

Festival infanto-juvenil de TEATRO EM CASA

FÁBULAS DE LA FONTAINE

MEU AMIGO SÃO FRANCISCO

UM CORDEL PARA KARDEC

FÁBULAS DE LA FONTAINE 2

ESTRÉIAS EM  NOVEMBRO :   

O MILAGRE DE SANTA MARAI – Eurípedes Barsanulfo .

DR. BEZERRA – O médico dos pobres

Serviço :

Canal Espírita Oficial – YouTube

Direção Geral : Alan Moraes . Todos os artistas são voluntários .

Contribuições voluntárias através do link :

https://picpay.me/amo.entretenimento

     ESTRÉIA 13/08 – ÁS 20:00 HORAS

Silvio Tadeu , ator, jornalista, diretor e produtor de teatro, atua a quase 30 anos no cenário cultural,  lecionando artes cênicas, escrevendo, produzindo e dirigindo espetáculos teatrais. Trabalhou com alguns diretores de expressão do teatro paulista como Antunes Filho, Roberto Ascar, Dulce Muniz e Gabriel Veiga Catellani. Na área de comunicação colabora com o Portal Vila Mariana, e com o Site Aplauso Brasil.