Dança

Cia Garopaba Atitude completa 15 anos com espetáculo colaborativo

Ensaios abertos reúnem virtualmente amantes da dança para finalização de novo espetáculo da Cia Garopaba Atitude, que marca os 15 anos de atuação e resistência da companhia catarinense 

Salve a internet, que elimina as distâncias em pleno tempo de isolamento social. Se não fosse pela conexão, muitos trabalhos teriam ficado para trás neste marco histórico e triste provocado pela pandemia. Projetos pensados antes foram obrigados a serem remodelados dentro do possível. Assim também foi com a Cia Garopaba Atitude. 

O ano de  2020 prometia ser incrível com a montagem do novo projeto “ECOS”, que marca também os 15 anos de produção da companhia. Porém, ninguém contava com o desfecho dos meses seguintes. O grupo de bailarinos já em campo com as investigações acerca das relações do ser humano com a natureza e a ancestralidade teve que paralisar por um tempo seu processo para adaptá-lo à nova realidade. A adaptação originou uma nova abordagem: “Conexão, Território e Resistência”. 

“No momento em que nos vimos em meio à pandemia e isolados em nossas casas, o processo sofreu transformações e se tornou outro espetáculo. O elenco iniciou buscas individuais em seu território, em suas casas, cada integrante encontrou dentro de seu novo espaço uma ligação com um dos elementos da natureza e procurou estabelecer uma conexão com o mesmo. Fizemos encontros online onde cada um mostrava o que estava pesquisando e coletivamente fomos construindo esses rituais e processos”, explica Agna Muller da Cia Garopaba Atitude, uma companhia de Breaking em interface com a dança contemporânea.

Agora chegou o momento de partilhar o processo ao vivo com artistas de todo o Estado e País, que vão ajudar com suas impressões e sugestões para a finalização do espetáculo “Conexão”.  Pois o projeto é, acima de tudo, colaborativo. São quatro cidades catarinenses envolvidas nesta etapa. Cada local conta com um articulador cultural distribuídos nas cidades de Blumenau, Jaraguá do Sul, Pinhalzinho e Xanxerê. A ideia é atrair alunos, bailarinos e pessoas interessadas em  dança. Os ensaios abertos ocorrem no final de junho e início de julho, no YouTube (Ver Calendário).

“Os quatro ensaios abertos serão transmitidos ao vivo pelo YouTube. O público presente será convidado ao final do ensaio a entrar na sala de ZOOM (onde se encontra o elenco) e fazer a intervenção que quiser, seja uma crítica, seja uma sugestão em alguma parte específica do espetáculo. A ideia é abrir mesmo esse processo. Para isso contaremos com um articulador em cada ensaio e  Bia Mattar auxiliará na mediação entre a Cia, articulador e o público”, complementa a proposta Agna. 

O espetáculo “Conexão” tem estreia no dia 17 de julho de 2021 no canal da companhia no YouTube. O Projeto foi viabilizado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura. 

SERVIÇO

Ensaios Abertos Projeto “Conexão, Território e Resistência”

26/06 – Conexão – 9h –  Blumenau (mesorregião Vale do Itajaí)

03/07 – Conexão – 9h – Jaraguá (mesorregião Norte)

03/07 – Conexão – 18h30 – Pinhalzinho (Mesorregião Oeste)

10/07 – Conexão – 15h30 – Xanxerê (Mesorregião Oeste)

Canal do YouTube: Cia Garopaba Atitude

Apresentações do Espetáculo Conexão

17/07 – Espetáculo Conexão – ao vivo pelo Youtube – canal Cia Garopaba Atitude – às 19h

25/07 – Espetáculo Conexão – ao vivo pelo Youtube – canal Cia Garopaba Atitude – às 18h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *